A Language Acquisition Experiment – Mandarin Chinese |

Acesse o Blog

| Resumo em português|

  

    Nosso fundador, Victor Hart, é apaixonado pelos idiomas, pela aprendizagem e pelo campo da linguística aplicada. Como professor do Natural English durante muitos anos, ele sempre recomendava aos seus alunos buscar um contato regular com o idioma em casa, para complementar os estudos em sala de aula. Indicava a leitura de romances, a escrita de cartas e redações e treinar a audição com auxílio de audiolivros, rádio e especialmente muitos filmes e seriados em inglês.

 

    Por vezes, seus alunos faziam protestos: “Tentei assistir um filme em inglês, mas não entendi quase nada!”.  Mas o Professor Victor insistia que assistir filmes ou seriados era muito benéfico até para iniciantes, porque acostumava o ouvido com o ritmo, entonação e fonética do idioma. O cérebro humano tem uma capacidade natural de decifrar a linguagem gradativamente. O importante é aliar a leitura, redação e conversação com muita audição, e perseverar.

 

    Foi nessa época que Victor teve uma ideia de realizar uma experiência, por meio da qual poderia comprovar a utilidade de se assistir vídeos autênticos em língua estrangeira – mesmo quando o estudante não estivesse entendendo quase nada. Ele também buscava um novo desafio pessoal na área de idiomas. Ele já fala inglês e português nativos e é fluente em espanhol e francês. Mas, sempre tivera vontade de aprender um idioma mais exótico, mais difícil.

 

    Nasceu a ideia de unir esse objetivo pessoal com uma experiência em linguística aplicada. Victor tentaria aprender a entender chinês (mandarim) oral de uma maneira radical. Numa experiência quase científica, isolaria uma variável: não faria absolutamente nada além de assistir vídeos – como filmes, desenhos e seriados – em mandarim. Será que ele conseguiria aprender assim? O problema é que Victor não dispunha das duas ou três horas diárias que considerava necessárias para empreender tal projeto.

 

    Finalmente, em janeiro de 2014, ele decidiu iniciar a experiência, mesmo podendo dedicar apenas 30 minutos por dia. A restrição de tempo representava um desafio a mais. Porém, Victor continuava confiante de que aprenderia assim – apenas levaria muito anos adicionais.

 

    Diante disso, ele criou um blog em inglês para registrar seu progresso e compartilhar suas reflexões. O blog é muito recomendado como leitura semanal para estudantes de inglês, pela excelente qualidade da redação. Quem sabe se, além de treinar a sua leitura em inglês, você também se inspire a assistir mais filmes. Você poderá ainda fazer comentários no blog e pedir uma revisão do seu inglês pelo Professor Victor!  

 

    Caso você prefira apenas ler um resumo sobre sua experiência, em português, acesse esta página.

 


    Boa leitura!

 
 
 

   Home  |  Quem somos | Blog    Insights & Experiences | Depoimentos  Contato  Emprego |

 
   

  © The Natural Language Institute - Todos os Direitos Reservados.
  CLN 214, Bloco C, Sala 210 - (61) 3447-5544 - CEP 70873-530 - Brasília - DF.

  Próximo ao parque Olhos D´Água